sábado, 25 de setembro de 2010

Casos curiosos...

Certa vez, estava numa escola, a visitar a biblioteca, como faço sempre que posso. Estava com alguns problemas para encontrar o livro que procurava (The Picture of Dorian Gray - Oscar Wilde, qualquer edição).

Depois de alguns minutos tentando encontrar pela instintiva "ordem alfabética de sobrenome de autor", comecei a desconfiar de que talvez as obras estivessem em ordem alfabética de títulos (os nomes de autor também não eram uma ordem possível, e aconteceu de encontrar três ou quatro títulos começando com a mesma letra um ao lado do outro).

Me dediquei a descobrir, então, onde estava a letra A, para dali partir e encontrar o P. Nada.
Depois de bastante tempo, encontre dois ou três livros começando por A e segui até o que podia ser o P, embora não houvesse nada que me indicasse estar certo, parecia mesmo coincidência quando havia muitos livros com K ou M juntos. Nada no P, fui, incrédulopara uma região que podia ser do T. Isso tudo adivinhei por proporção, os títulos realmente não batiam com as letras que deveriam bater, em maioria.

Claro, eu não achei o que buscava. Desisti e pensei: estão separados por alguma classificação interessante para a escola. Vou perguntar. Quando perguntei, a responsável pelo local me olhou de modo estranho, como se minha pergunta não fizesse muito sentido, e eu a repeti:
"Sim, digo, há alguma divisão nos livros? Estão separados de algum jeito". E, sorrindo então, ela me explicou: "Sim, pelo tamanho".

Me voltei para as estantes e de fato, cada estante tinha uma altura diferente. Paperbacks pequenos em uma estante, hardcovers grandes em outra... e me veio a pergunta que não fiz:

"Por favor, quantos centímetros mede O Retrato de Dorian Gray?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário